Sistema de visão

Sistema de visão

 

Um dos grandes avanços na automação industrial foi a criação do sistema de visão que tem a função de fazer a coleta de imagens, assim como o processamento e a análise destas.

Anos atrás, o sistema de visão era muito mais complexo para se configurar, tinha grande sensibilidade a mudanças de luz no ambiente e devido ao valor de venda, poucas eram as empresas que podiam se beneficiar deste item.

Com a evolução do sistema de visão, muitas são as empresas que têm investido neste item no seu dia a dia, como logística, automobilística, eletroeletrônicos, alimentícias, farmacêutica, robótica, embalagem, justamente para possibilitar o aumento na produtividade, reduzir os desperdícios e custos, assim como também elevar a qualidade dos itens produzidos

O trabalho do sistema de visão é automatizar várias tarefas e dentre elas, realizar a identificação de erros nos processos de fabricação, possibilitando assim, a resolução rápida do problema.

 

Sistema de Visão – o que é?

Trata-se de um sistema que realiza o controle de qualidade visual feito por meio de câmeras, iluminação, lentes, software e filtros.

Este sistema é responsável em verificar a padronização de um produto, realizando um controle rigoroso contra erros e falhas de fabricação.

Desta forma, é possível ter uma averiguação mais detalhada e eficiente do item fabricado, sendo que alguns modelos há tela colorida que é sensível ao toque, o que traz um benefício que é a ausência da necessidade de haver conexão com um PC.

Inclusive, é possível ainda ter um sistema de visão que cabe na palma da mão.

O sistema de visão artificial age como um inspetor que possui uma visão extraordinária, já que consegue visualizar, itens que ao olho nu, não conseguimos.

Além disso, a velocidade desta visualização é altíssima e o padrão de qualidade é o mesmo para todo o período da averiguação do sistema de visão artificial.

 

Segmentos que utilizam o sistema de visão.

O sistema de visão artificial é muito utilizado em inúmeros segmentos, como:

  • Indústria automobilística: Ao utilizar o sistema de visão, haverá uma supervisão desde a fabricação das peças até a montagem de todos os componentes dos veículos automotores. Com isso, é possível averiguar detalhadamente todo o processo de fabricação por meio das câmaras do sistema, acrescido dos algoritmos que são capazes de classificar, assim como também identificar defeitos.  Além disso, inspeciona e aponta quaisquer erros em todos os processos, como a estampagem, pinturas, rebarbas, entre outros.
  • Indústria alimentícia: Quando se fala na fabricação de itens alimentares, é necessário haver muita qualidade e com isso, a atenção deve ser sempre redobrada, em especial nas etapas finais da produção. Ao utilizar o sistema de visão artificial, haverá a supervisão desde o processo de seleção de alimentos até o momento de embalar. Inclusive, nesta etapa é também verificada a ausência ou presença de marcações, como por exemplo, classificação dos lotes, fechamento destas embalagens, entre outros.
  • Setor de eletroeletrônico – As empresas que utilizarem o sistema de visão artificial terão grande segurança nas montagens das peças, assim como também nas soldagens. Além disso, a rapidez da análise é enorme e a garantia da realização de uma verificação eficiente é muito maior, já que a olho nu, há grande possibilidade de passar falhas, sem a devida verificação.
  • Setor de logística – É excelente para os processos de endereçamento de materiais e cargas, assim como também a movimentação. O sistema de visão pode fazer com que fiquem mais eficientes e rápidos.  Permitem, que cada item seja rastreado, devido a leitura do código matriz ou de barras por via OCR.
  • Indústria farmacêutica – É de grande utilidade o sistema de visão, já que a produção é aumentada de forma exponencial, assim como também pelo fato de não ser feita a conferência humana, a rapidez é muito maior, assim como também a confiabilidade. Além disso, o sistema consegue visualizar o nível de conteúdo, o tamanho das ampolas, fazendo também a inspeção do gargalo da ampola. Portanto, há a garantia de um nível de qualidade muito alto e com grande precisão.

 

Deste modo, é inegável que as empresas que adquirirem o sistema de visão artificial estarão fazendo uma grande economia, já que terão um grande controle de qualidade com maior rigidez, eficiência e rastreabilidade em todas as etapas de produção.

Além disso, todas as empresas que optarem por adquirir este sistema de visão terá a sua credibilidade aumentada de forma extraordinária, já que a margem de erro na averiguação é muito reduzida e com isso, terão inúmeros consumidores satisfeitos com os produtos, assim como também com os preços muito mais acessíveis.

Portanto, se você está à procura de um excelente controlador de qualidade, assim como também quer ganhar produtividade e lucratividade, a sua empresa necessita de um sistema de visão artificial.

Entre em contato e seja mais um dos diversos clientes que estão satisfeitos com os resultados proporcionados pelo nosso sistema de visão artificial.




(11) 5044-9068

contato@gautama-automacao.com.br

Rua Alcides Ricardini Neves 12 cj 818
Brooklin, São Paulo SP
04575 050

sistema de visão